ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLÓGICA E REUMATOLÓGICA



Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Ortopedia é a especialidade que trata de doenças relacionadas a ossos, articulações, ligamentos e músculos. Está ligada a todo o aparelho locomotor. Traumatologia refere-se aos traumas sobre o sistema músculo-esquelético.

A Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica trata de doenças e lesões como: hérnia discal, lombalgias, lesões ligamentares e meniscais, alterações posturais, entorses e torções. Tendinites, bursites, artroses, epicondilites, fraturas, fasceites e dores em geral.

Além disso, objetiva-se a recuperação dos movimentos em sua amplitude de movimento total ou fisiológica, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural. Trazendo benefícios como:

- Diminuição da dor e da inflamação;

- Ganho de amplitude de movimento e melhora da flexibilidade;

- Ganho de força muscular.

 

FISIOTERAPIA DESPORTIVA



Os objetivos principais da Fisioterapia Desportiva são prevenir e tratar lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular e devolver o atleta à prática do esporte, o mais rápido possível.

Também são realizados tratamentos pré e pós-operatórios. Além de reabilitação funcional.

Na FISIOSER o tratamento de fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva utiliza-se de aparelhos com ação anti-inflamatória e analgésica, mobilizações, alongamentos e exercícios específicos.

 

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA



A Fisioterapia Neurológica é uma especialidade que trata as doenças que envolvem o sistema nervoso central e/ou periférico e pode acometer crianças e adultos. Seu tratamento é multidisciplinar e na FISIOSER você pode contar com uma equipe especializada.

O tratamento tem como objetivo avaliar a função motora e estabelecer estratégias para manter e possibilitar a funcionalidade do paciente através da manutenção e/ou melhora da mobilidade articular, força muscular, equilíbrio e coordenação, prevenindo encurtamentos, retrações musculares e deformidades ósseas, além da normalização sensorial. Em nossa clínica, utilizamos o Conceito Neuroevolutivo Bobath, muito utilizado para disfunções neurológicas.

A Fisioterapia Neurológica Adulto trata diversas doenças agudas e crônicas como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson, TRM (Trauma Raqui-Medular), TCE (Traumatismo Crânio Encefálico), DMN (Doenças Neuro Musculares), Neuropatias, Alterações Vestibulares, Alzheimer, Demências Vasculares, entre outras.

 

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA



Envelhecer com qualidade de vida, o grande dilema do novo século. O fato natural da vida de todo indivíduo é ser levado para o envelhecimento, um processo encantador capaz de permitir ao ser humano passar por sensações e momentos, ainda que estejam divididos entre bons e maus.

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais e materiais. Traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. É assim que se destaca a aplicação da Fisioterapia Geriátrica.

A Fisioterapia Geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável na sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções de memória. Ainda, garante a independência e o conforto na realização destas atividades no dia a dia.

Os atendimentos na FISIOSER são realizados de forma individualizada e personalizados para cada paciente.

 

FISIOTERAPIA INFANTIL



A Fisioterapia Infantil trabalha com todas as crianças que apresentam algum tipo de distúrbio de movimento e/ou controle da postura, devido a lesões do sistema nervoso central (Paralisia Cerebral, Atraso do Desenvolvimento Motor, Síndromes Genéticas), entre outros.

Auxilia na reabilitação ortopédica infantil (Torcicolo Congênito, Marcha em Rotação Interna, Pé Equino, Pé Torto Congênito e demais Lesões Músculo - Esquelético).

O tratamento baseia - se no Conceito Neuroevolutivo Bobath.

O objetivo do tratamento é melhorar a capacidade funcional da criança.

Na FISIOSER oferecemos atendimento individualizado de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

 

PEDIASUIT



O PediaSuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por bandas elásticas. O conceito básico do PediaSuit é o de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do funcional possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na modulação do tônus muscular da função sensorial e vestibular.  As bandas elásticas são ajustáveis, o que significa que se pode aplicar axialmente no corpo uma descarga de 15 a 40 kg.

O PediaSuit é o tipo mais moderno de macacão terapêutico ortopédico disponível atualmente. O PediaSuit foi criado em 2006 por Leonardo de Oliveira.

A teoria por trás da terapia com o macacão terapêutico (Órtese Proprioceptiva) é a de que uma vez que o corpo esteja em alinhamento, com o suporte e a pressão exercidos em todas as articulações, a terapia intensiva vai reeducar o cérebro para reconhecer padrões de movimentos funcionais e a atividade muscular. O fato de que os resultados obtidos com o tratamento com este tipo de terapia são mantidos após o ciclo de tratamento é, também de grande importância. Todas as fases e componentes do protocolo PediaSuit tem sua fundamentação científica descrita há muitos anos. O protocolo agregou tratamentos de uma única sessão com a otimização do equipamento e da Órtese Proprioceptiva para a formação da Terapia Intensiva (PediaSuit Brasil).

Na FISIOSER oferecemos o tratamento de forma individualizada para cada paciente.

 

BOBATH



O conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (Psiquiatra-Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Fisioterapeuta).

“O Conceito de Tratamento Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do individuo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento) funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema Nervoso Central”. (Mayston, EBTA 2004).

“Trata-se de um modelo de prática holística e interdisciplinar, apoiada em pesquisas atualizadas que enfatizam o manuseio terapêutico baseado na análise do movimento, para habilitar e reabilitar indivíduos com fisiopatologias neurológicas.

A base para o exame, avaliação e intervenção, provém do conhecimento extenso do desenvolvimento típico e atípico, assim como a análise detalhada do controle postural, movimento e participação do individuo em seu meio ambiente, familiar e social. O manuseio direto durante a avaliação e intervenção, consiste na dinâmica recíproca de interação entre o cliente e o terapeuta, para a ativação adequada do sistema sensório-motor, desempenho da atividade e aquisição das habilidades, para que o cliente alcance a participação plena em atividades relevantes nas diferentes etapas de sua vida.” (NDTA 2017)

Os atendimentos de fisioterapia neurológica adulto e infantil na FISIOSER são realizados utilizando o Conceito Neuroevolutivo Bobath.

 

REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR



A FISIOSER oferece atendimento na área da reabilitação cardiopulmonar.

A reabilitação cardiopulmonar é capaz de agir na prevenção de doenças cardiovasculares e como tratamento não farmacológico de doenças cardiopulmonares já estabelecidas, a fim de melhorar a capacidade funcional, aprimorar sua qualidade de vida e prevenir a recorrência de exacerbações e/ou descompensações.

Nesse cenário, o fisioterapeuta tem papel fundamental em programas de reabilitação cardiopulmonar, com a função de orientar a prática do exercício físico de forma segura e eficaz e exercer o processo educativo, em que o paciente deve ser provido de informações básicas sobre a fisiopatologia de sua doença, relação da doença com atividade física.

 

REABILITAÇÃO VESTIBULAR / VERTIGEM



A FISIOSER oferece atendimento na área da reabilitação vestibular e vertigem.

Vertigem e tontura são termos usualmente empregados como sinônimos para designar a sensação de desequilíbrio. Há, no entanto, muitas diferenças entre as duas manifestações, tanto no que é sentido, quando nas causas. A sensação de estar rodando caracteriza a vertigem clássica, enquanto a tontura é definida principalmente como a sensação de instabilidade ou de estar flutuando no ar.

Também é muito importante não confundir o desequilíbrio advindo da tontura ou vertigem com o causado pela perda da força em um dos lados do corpo, característico do acidente vascular cerebral (AVC).

Os episódios de vertigem e tontura podem durar de alguns segundos a vários minutos e serem acompanhadas de outras manifestações, como vômitos. O desequilíbrio também pode ser leve ou intenso.

 

REABILITAÇÃO VIRTUAL



A Reabilitação Virtual é mais uma tecnologia que pode ser usada para o tratamento fisioterápico em todas as idades, desde crianças até os idosos. Ela é capaz de criar um ambiente interativo e motivador, em que, dependendo do dispositivo utilizado, o fisioterapeuta pode manipular a intensidade e criar tratamentos individualizados.

A reabilitação virtual se apresenta como novo recurso terapêutico promovendo melhora no treino de marcha, ganho de força muscular, equilíbrio, propriocepção e cognição.

Na FISIOSER utilizamos a reabilitação virtual em adultos e crianças.

 

BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL



Na FISIOSER utilizamos a Bandagem Elástica Funcional.

O método da Bandagem Elástica Funcional (Kinesio Taping) foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase, na década de 70 e atualmente é conhecido em todo mundo inclusive no Brasil. Ele criou um método que pudesse habilitar ou reabilitar a ação motora sem limitar o movimento. A bandagem elástica funcional proporciona a manipulação dos tecidos moles. É conhecido por: bandagem funcional, kinesio taping, bandagem elástica e outros.

Benefícios:

· Fácil aplicação;

· Pode-se manter sobre a pele por até 5 dias;

· Técnica adjunta para manutenção de tratamentos principais;

· Possibilita um treinamento muscular dos músculos fracos;

· Ajuda diminuir fadiga muscular;

· Redução de quadros álgicos, inflamatórios e edemas;

· Aumento de ADM;

· Favorece a remoção de hemorragias subcutâneas;

· Aperfeiçoa a realização de movimentos mais estáveis e sinérgicos.

· Limita, no limite articular, as hiperextenções e hipertonicidades musculares, assim como dá o estímulo para músculos hipotônicos;

Aplicação no tratamento de várias patologias:

Desativação de trigger point.

Nevralgia do trigêmeo.

Síndrome do impacto.

Lesões dos ligamentos do ombro.

Instabilidade no ombro e escapular.

Síndrome do túnel do carpo.

Epicondilite lateral e medial.

Tendinite de D’Quervain.

Tendinopatia (tendão de calcâneo, m. supraespinhal e ligamento patelar).

Disfunção femoropatelar (desvios laterais e mediais).

Lombalgia inespecífica.

Coluna cervical, torácica e lombar.

Bursite troncantérica.

Instabilidade ligamentar no joelho e tornozelo.

Síndrome de Osgod Schlatter.

Contraturas.

Entorses de joelho e tornozelo.

Alívio da artrite e artrose.

Dores nas canelas (canelite).

Fascite plantar.

Lesões musculares.

É necessária uma avaliação prévia para que a bandagem elástica funcional seja aplicada de forma correta e dê os efeitos desejados.

 

ATENDIMENTO DOMICILIAR



Nós da FISIOSER prestamos serviço de atendimento domiciliar. O Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional atuam no domicílio do paciente, visando o tratamento, em muitos casos, de patologias em fase aguda ou de incapacidades funcionais importantes que restringem o deslocamento do paciente até o local de atendimento. Ou mesmo por facilidade, rapidez e comodidade.

A fisioterapia domiciliar atende pacientes com doenças crônicas, doenças neurológicas, com dores agudas, pós-cirúrgicos, idosos mais dependentes e outros casos que necessitem dos benefícios da fisioterapia em ambiente domiciliar. O terapeuta ocupacional atende doenças neurológicas que alteram o funcionamento das atividades da vida diária e cognitiva. Ambos atuam também adaptando o ambiente domiciliar às necessárias do paciente.

 

TERAPIA OCUPACIONAL



É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

O terapeuta ocupacional é um profissional dotado de formação nas áreas de saúde e sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

O Terapeuta Ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

 As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das ciências de saúde e sociais. Avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Na FISIOSER este tratamento é realizado de forma individual, valorizando e respeitando o tempo e o espaço de cada paciente.

 

PSICOLOGIA



Dentre os serviços prestados pela FISIOSER encontra-se um espaço destinado à psicologia, através de atendimentos psicoterápicos. Mas, afinal, o que faz a psicologia?

A psicologia vem ganhando espaço e reconhecimento no campo da saúde por ter como objeto de estudo o homem e a sua subjetividade; sendo esta um composto singular de cada um de nós. Esta síntese, chamada subjetividade, é o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo próprio homem a partir de suas relações sociais, vivências e constituição biológica. A psicologia, como ciência humana, abarca um conhecimento abrangente sobre o homem, sobre suas emoções, seus sentimentos, seus comportamentos; sabemos sobre seu desenvolvimento e suas formas de aprender; conhecemos suas inquietações, vivências, angústias e alegrias.

A partir desta compreensão, o psicólogo pautará seu exercício profissional. Ao realizar a coleta e análise dos dados, o psicólogo estruturará sua intervenção, que pode ser uma terapia, um treinamento, um trabalho de orientação de grupo ou qualquer outro tipo de intervenção individual, grupal ou institucional, no sentido da promoção da saúde.

O psicólogo, portanto, possui instrumentos adequados para auxiliar o indivíduo a compreender, organizar e aplicar esse saber, permitindo a sua transformação e a mudança da sua ação sobre o meio. A intervenção realizada pelo psicólogo é intencional, planejada e feita através da utilização de conhecimentos específicos do campo da ciência. Ou seja, o exercício da profissão, na forma como se apresenta na Lei 4.119, está relacionado ao uso (que é privativo dos psicólogos) de métodos e técnicas, cientificamente elaborados.

O psicólogo, como profissional é promotor de saúde, é um profissional que deve empregar seus conhecimentos de psicologia para que sua sociedade tenha as condições necessárias e adequadas para existir, para produzir e se reproduzir, para que haja o bem estar físico, mental e social. Enfim, atua para que haja saúde em sua sociedade.

Embasados nestes pressupostos, os atendimentos realizados nesta clínica visam tratar questões pessoais, sendo elas dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas, além de envolver um processo de autoconhecimento. Estes atendimentos ocorrem de forma individual e semanal, ao público adulto. A psicoterapia individual objetiva acolher o paciente e permitir que o mesmo encontre um espaço onde possa expressar suas demandas (necessidades, dificuldades, ansiedades, medos, angústias, entre outras); o psicoterapeuta auxilia na tomada de consciência e na construção de novas formas de lidar com as adversidades, visando o bem estar físico e emocional do paciente, bem como, a sua autonomia.

*Texto com base no livro “Psicologias” de Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira.

Estes atendimentos ocorrem de forma individual e semanal, aos adultos e adolescentes.

 

FONOAUDIOLOGIA



A fonoaudiologia é uma área da saúde que cuida de todos os processos e desenvolvimento da comunicação humana e dos processos alimentares (succção, mastigação e deglutição). É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Assim, o fonoaudiólogo vai atuar com bebês com dificuldade de succção, estimular a comunicação, interação e intenção comunicativa de crianças com atraso significativo na linguagem oral, criança com trocas na fala e dificuldade de aprendizado, adultos e idosos com distúrbio de deglutição e mastigação e auxiliar na reabilitação de diversas doenças e distúrbios neurológicos facilitando e aprimorado a comunicação, tornando o indivíduo mais competente e funcional comunicativo, além de adequar as funções, postura e tônus das estruturas orofaciais.

Os atendimentos na FISIOSER são realizados de forma individualizada e especializada para cada paciente.

 

NUTRIÇÃO



Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processo pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes. Por meio da avaliação nutricional o profissional consegue observar o estado de saúde geral do paciente e suas necessidade nutricionais.

O nutricionista garante uma alimentação balanceada tanto para indivíduos sadios quanto os enfermos. Assim é possível prevenir e tratar diversas patologias como a obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes mellitus, cardiopatias, constipação intestinal, doenças renais e dentre outras.

Esse profissional tem por objetivo garantir um plano alimentar especifico e adequado para garantir todos as necessidades nutricionais do paciente em cada fase da vida desde a gestação a velhice garantindo uma vida mais saudável.

Os atendimentos na FISIOSER são realizados de forma individualizada e personalizados para cada paciente.